Get Adobe Flash player

  • HÉRNIA DO DISCO INTERVERTEBRAL

A hérnia de disco intervertebral ocorre quando o disco intervertebral sofre uma ruptura na sua parte externa (anulo fibroso), permitindo que parte do núcleo pulposo de seu interior saia, comprimindo uma ou não uma raiz nervosa ou a medula.

É mais comuns ocorrência de herniação de disco na região lombar em geral entre L4/L5 e L5/S1 podendo comprimir nervos (p.ex. o ciático) responsáveis pela inervação motora e sensitiva dos membros inferiores (coxas, pernas e pés). Ao ser comprimido um nervo, aparecem dores agudas (quadro álgico agudo), formigamento e perda de sensibilidade e força (quadro crônico).

Ocorrem herniações discais também na coluna cervical predominantemente entre C4/C5 e C5/C6, comprimindo raízes nervosas responsáveis pela inervação motora e sensitiva dos membros superiores (ombros, braços, antebraços e mãos) ocasionando os mesmos sintomas das herniações na lombar, porém nos membros superiores, e podem ocorrer apenas de um lado, ou em ambos os lados do corpo.

As causas podem ser traumáticas (queda, acidentes automobilísticos, etc), por degeneração do disco intervertebral ou por alterações dos vetores de força nas descargas de peso nas vértebras adjacentes (estas associadas com a degeneração).