Get Adobe Flash player


A História
Embora a manipulação da coluna remonte aos tempos de Hipócrates e médicos da Grécia antiga, a descoberta da Quiropraxia é atribuída a Daniel David Palmer em 1895, com a primeira escola para formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos da América em 1897. O termo "Quiropraxia", derivado de duas raízes gregas: Quiro - mãos e Praxis - ou seja "praticar com as mãos".

No mundo
A prática da Quiropraxia é reconhecida e regulamentada por lei em 40 países e praticada sem regulamentação específica em muitos outros.
Atualmente nos EUA, a Quiropraxia já é a segunda maior profissão na área da saúde do país, ficando atrás apenas da medicina. No mundo existem vários países que já utilizam os benefícios do tratamento quiroprático há muitos anos como: Canadá, Austrália, África do sul, Itália, Espanha, Portugal, Noruega, Dinamarca, Argentina, Peru e muitos outros.

Método Matheus de Souza®

A partir de 1964, formado em Quiropraxia, Matheus de Souza iniciou a aplicação dos conceitos básicos da Quiropraxia, e com isso auxiliar a recuperação da saúde de um grande número de pessoas através de procedimentos manuais. A partir de 1967, M . Matheus de Souza adapta vários procedimentos típicos da escola americana à realidade brasileira. Essas adequações fizeram com que a maneira de atendimento e aplicação de técnicas de quiropraxia fossem lentamente se diferenciando da forma americana de atuação. Assim a Quiropraxia passou a ter um formato mais adequado à nossa cultura e costumes. Devido à impossibilidade da solicitação de exames complementares, principalmente radiológicos, premissa somente médica na época, para um diagnóstico diferencial mais preciso à aplicação da técnica, ele cria uma nova maneira de praticar a profissão, adaptando e criando metodologia de diagnose e sequências de manobras chamada de “Protocolo Básico” que faz parte do “Método Matheus de Souza” ®. A formatação deste método obedeceu a diretrizes que o transforma em ideal para a prática nos países em desenvolvimento.   

            

O PROFISSIONAL - M. Matheus de Souza (*1940 – †2007)

Foi o primeiro cidadão brasileiro a praticar técnicas de Quiropraxia em seu próprio país, iniciando suas atividades no ano de 1964, razão pela qual é considerado “Pioneiro da Quiropraxia no Brasil”, cuja trajetória profissional foi marcada pela luta constante em superar as dificuldades do exercício da profissão, como também por buscar incansavelmente sua regulamentação.
Entre as décadas de 60 e 70, participou ativamente de encontros, congressos, simpósios, de cursos de pós-graduação na área, de revistas, rádios e televisões objetivando a divulgação da Quiropraxia. Nestes mais de 40 anos de atividade profissional adaptou-se a realidade brasileira, tanto em nível de procedimentos, como no vocabulário. Estas adequações fizeram com que a maneira de atendimento e aplicação de técnicas quiropráxicas fosse lentamente se diferenciando da forma americana de atuação. Assim a Quiropraxia passou a ter um formato "tupiniquim", mais adequado a nossa cultura e costumes. Este modo especial de praticar a Quiropraxia passou a ter o nome de "Método Matheus de Souza ®", significando um conjunto de técnicas manuais (avaliação e terapêutica) que, uma vez apreendido, possa ser aplicado, com segurança e eficiência, por profissionais da área de saúde.